Banner EstudarAqui.org

domingo, 5 de abril de 2009

Terceiro texto

Mudança de curso

"A vida é a arte do encontro embora haja tantos desencontros pela vida."

Vinícius de Moraes

A vida é feita de desafios, e o vestibular é um deles! No entanto, um dos momentos ainda mais desafiantes é passar no vestibular e então perceber que o curso no qual entrou não é o que você gosta.

Assim como muitas outras pessoas, sou um felizardo, pois entrei em um curso que amo: aprender sobre o ser humano, sua constituição física e mental e buscar expandir a vida é algo que me encanta e me motiva a estudar!

No entanto, as pessoas que não encontram o curso na primeira ou segunda tentativas não devem desanimar, mas muito pelo contrário, devem se motivar, pois há muitas oportunidades e opções de curso nas universidades brasileiras.

Tempos atrás, por exemplo, no ônibus circular da Cidade Universitária, encontrei uma garota. Começamos a conversar: ela era estudante de Turismo da USP e estava adorando seu curso, entretanto esse era o segundo curso que tinha iniciado, pois antes disso tinha começado engenharia, e no ITA!

Tinha deixado São José dos Campos em direção a São Paulo, pois não se sentia bem num futuro ambiente de trabalho tão competitivo e devastadoramente masculino.

Provavelmente ela tenha feito muito certo em ter deixado a engenharia, pois pelas suas palavras, realmente não gostava da área, mas só descobriu isso depois de entrar na faculdade e verificar sua paixão pelo Turismo.

Apesar de a sociedade nos dizer que devemos encontrar nossa carreira o mais rápido possível, não há regras! Devemos sobretudo encontrar aquilo pelo que nosso coração bate mais forte.

Caso você não esteja gostando de sua futura área de trabalho, pense sim em reavaliar seu curso e a compatibilidade dele com seus projetos pessoais. Caso realmente pense que a melhor coisa a fazer é buscar outra carreira, aja! Mas aja com responsabilidade!

Em outra ocasião, encontrei uma outra garota, da arquitetura, que disse que seu verdadeiro sonho era cursar não arquitetura, mas medicina, e estava pensando em prestar exame vestibular no próximo ano.

Cursar medicina não é um mar de rosas, pois você deve se dedicar bastante e saber administrar a restrição de tempo do currículo médico a fim de ter algum tempo para si mesmo, mas caso seja isso que você realmente gosta, vale muito a pena, pois adorar o que se faz é fundamental por nos dar entusiasmo!

Mas como saber se a carreira pretendida é algo que você realmente gosta? A resposta talvez esteja em ir em busca da prática, de amigos profissionais que aceitem você por um dia ao seu lado para ver o que é o dia-a-dia daquela profissão.

Agora, quanto a sair de um curso de graduação bom como arquitetura na USP e mudar de carreira, deve-se ter cautela, pois já dizia a vovozinha que “é melhor ter um pássaro na mão do que dois voando”, e nesse caso, sair da faculdade é permitir que o passarinho da mão escape.

Deixar a faculdade, entrar num cursinho e buscar a nova carreira é um recomeçar! Deve-se estar atento para o fato de que deixar o atual curso envolve riscos como o não passar no próximo vestibular. E isso pode se tornar um stress caso não seja psicologicamente bem administrado e visto como um período de preparação e de reinício.

Talvez o ideal seja trancar a faculdade ao invés de deixar o curso, e então ir em busca dos exames. Agir racionalmente em períodos de transição de objetivos de vida não é nada fácil, mas é o que pode aumentar as chances de o sucesso ser maior nas escolhas futuras.

Se você quer sair do curso que está cursando saia, mas faça isso de forma racional e planejada, para que a decisão não pareça como a de uma criancinha que muda de présinho por não ter se acostumado com as “tias”.

Se você já cursa uma faculdade e está pensando realmente em mudar de carreira prestando novamente o vestibular, ótimo, pois "a vida é a arte do encontro"!

Lucas Nóbrega

Acadêmico Faculdade de Medicina USP.

Sugestões: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com

Um comentário:

Dúvidas e sugestões:
(obs.:caso prefira, envie e-mail para realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com)

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com