Banner EstudarAqui.org

sexta-feira, 27 de março de 2009

Segundo texto

Escolha da carreira: vá em busca da prática!

“O homem deve criar as oportunidades, não apenas encontrá-las.”
Francis Bacon

Parece que ao andar na rua e nos encontros com a família, temos uma tatuagem na testa escrito: "Vestibulando". A qual faz com que nossos amigos e familiares olhem para nós e então perguntem : “E o vestibular? Estudando muito?”
Nesse momento você deve se conter, pois dá vontade de não ser a pessoa mais educada do mundo e emendar diversos palavrões como resposta a esse recorrente cumprimento. E se acostume, pois será natural todos os tios o virem e logo indagarem sobre os estudos. 
Essas questões ficam ainda mais freqüentes quando você ainda não tem definido qual carreira desejará para seu futuro, pois nessa ocasião todo mundo, até mesmo seus conhecidos que estão desempregados virão dando conselhos sobre profissões e mercado de trabalho, várias vezes sem saberem ao certo qual a realidade atual do mercado: as pessoas mais velhas provavelmente indicarão aquelas profissões que sonharam para elas mesmas mas não conseguiram realizá-las.
Apesar de tudo convergir para que você tenha as maiores dificuldades da sua vida para decidir qual será sua carreira, não se assuste, pois isso é normal. 
Muitos dirão para você escolher bem porque será uma escolha para sua vida toda. Particularmente, prefiro encarar a escolha da carreira como algo transitório que poderá se tornar definitivo caso você realmente goste da área escolhida.
Participar de feira de profissões é uma boa para quem se acha perdido dentre as várias carreiras. “Teste de aptidão” em psicólogos é algo que penso ser uma faca de dois gumes pois ao mesmo tempo em que pode direcionar você para uma determinada escolha, pode induzi-lo de modo inconsciente a se restringir àquela determinada opção.
Não precisei de “teste de aptidão” para me decidir, mas é louvável que quem tenha vontade de fazê-lo teste-se, pois é um instrumento desenvolvido na tentativa de auxiliar as pessoas.
Minha sugestão é que você, tão logo tenha escolhido uma determinada área ou carreira, através de leituras, ou mesmo de feiras para estudantes, vá em busca de informações práticas sobre o que realmente um profissional dessa área faz no dia-a-dia.
Perguntar para seus pais e familiares se têm algum conhecido que trabalhe na área é muito interessante, pois podem indicar pessoas que receberão você com prazer no ambiente no qual trabalham. 
Esta foi a maneira pela qual me encantei pela medicina: acompanhei dois médicos durante um dia cada, no qual eles me mostraram o ambiente de trabalho, as facilidades e dificuldades diárias. 
Valeu a pena, ainda mais pelo fato de um deles ser clínico geral e o outro cirurgião pediátrico. Sou muito grato ao doutor Adriano Del Valle e ao Valter König, pela motivação que me deram durante o processo de escolha da profissão.
Ambos são amigos dos meus pais, e foram fundamentais para minha aproximação da medicina, afinal, não tenho nenhum parente médico, o que fazia com que entrar no ambiente de um hospital parecesse algo bastante difícil e complicado.
Na realidade, todo sonho que vislumbramos realizar parece, ao menos por um instante, estar além de nossas capacidades, parece ser "difícil e complicado", ainda mais passar num vestibular concorrido de alguma boa faculdade pública. 
Mas esse sentimento de incapacidade é ao que tudo indica, parte do processo de preparação e treinamento. Finalizando, procure hoje mesmo algum profissional da carreira que você pretende cursar. Tenho certeza de que você não se arrependerá, pois muito mais do que se informando, você estará vivenciando por alguns instantes sua futura profissão. Mãos a obra!

Lucas Nóbrega, 20 anos
Acadêmico da Faculdade de Medicina da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e sugestões:
(obs.:caso prefira, envie e-mail para realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com)

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com