Banner EstudarAqui.org

domingo, 19 de abril de 2009

Quinto texto


"Como está a faculdade?"

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos” 
Marcel Proust

        Olhando para esse último ano que passou, posso dizer que a faculdade está muito boa!

Apesar de o ciclo básico não contar na maior parte dos casos com professores com experiência clínica, e isso ser muito pesaroso, a faculdade foi muito interessante até agora!

Mas vamos começar do começo. O curso de medicina da Universidade de São Paulo é divido em 3 ciclos: básico, clínico e internato.

O ciclo básico compõe as matérias que formarão a base para a vida clínica do médico; o clínico é uma passagem pelas diversas especialidades e um primeiro contato com pacientes; e o internato é o aprendizado da medicina na prática, através de estágios no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário.

Vou falar mais sobre o ciclo básico, pois é o que estou cursando.

Bem, esse ciclo contém matérias fascinantes, ministradas por professores maravilhosos, mas também muitas matérias desconexas, abordadas por professores aparentemente pouco preocupados com didática e com as dificuldades do público estudantil.

Todas as matérias do ciclo básico fazem sentido na carreira médica, e certamente são de fundamental importância para o exercício da profissão. No entanto, a forma com que muitos pesquisadores abordam os temas é demasiadamente desestimulante.

Na maior parte das vezes nossos professores das matérias básicas se preocupam mais em informar do que em formar futuros médicos, descarregando gigantesca gama de informação sem que tenham filtrado de maneira a incentivar o estudo e a busca do conhecimento.

Quem já teve aulas na faculdade sabe como é: parece que há professores que esqueceram que foram alunos um dia.

Independentemente dessa triste abordagem dada por muitos de nossos pesquisadores lá na Cidade Universitária, o curso é fascinante por abordar uma matéria preciosíssima: o ser humano!

Quanto à rotina: acordar pela manhã em um horário que seja o suficiente para chegar de ônibus até a USP.  Passar o dia lá, e só voltar para casa após as aulas da tarde.

Para quem não conhece São Paulo, a Cidade Universitária fica às margens do rio Pinheiros, e a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas ficam na Av. Dr. Arnaldo. O ônibus Butantã-USP faz esse percurso entre 20 min e 1 hora, dependendo do trânsito. 

Assim, como no cilclo básico a maior parte das aulas é proferida nos departamentos de Ciências Biomédicas, Anatomia e Química da Cidade Universitária, todos os alunos têm de se transportar até lá todas as semanas até o final do terceiro semestre, quando a maior parte das disciplinas passa a ser ministrada na nossa querida “Casa de Arnaldo”.

Como definiria o curso de medicina até agora? A medicina até agora significou "aprender a eleger prioridades".

Parece bastante simples saber o que você quer ou não fazer, e a realidade é que é mesmo fácil, no entanto, sendo um curso integral no sentido literal da palavra, o curso de medicina impõe um ritmo bastante puxado, caso o aluno freqüente as aulas e leve a sério as avaliações. A restrição de tempo impõe a eleição de prioridades.

O que acho mais legal, e o que motiva muito a fazer medicina e a estar aqui em São Paulo, apesar dos desafios que a cidade impõe, é o contato com nossos professores médicos que nos ensinam não só a técnica, mas a arte da medicina.

Médicos renomados nos dão aulas e muita atenção, sentimos um grande carinho dos professores aqui da faculdade.

Particularmente, minha maior motivação na medicina foi dada pelos professores Marcos Tavares, que me iniciou no contato com cirurgias, e pelo professor Eduardo Mutarelli, que me ensina sobre o que significa ser médico e valorizar nossas vidas.

Lidar com o ser humano é fantástico! Ainda que no ciclo básico ele esteja representado pelas lâminas de histologia e pelas rotas metabólicas de bioquímica. 

Mas o que sem dúvida motiva realmente a fazer medicina, com grande orgulho, são nossos pacientes e professores do Hospital das Clínicas e da FMUSP!

 Lucas Nóbrega

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 

Sugestões: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com

 

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com