Banner EstudarAqui.org

sábado, 11 de abril de 2009

Quarto texto

Como começar o treino.

 

"Experiência é o que você consegue, quando você não consegue o que você quer." 

Randy Pausch


Existem truques para entrar na faculdade? Existem truques para passar no vestibular? Apesar de tudo que as pessoas falam, acredito que existe sim um truque infalível para entrar na universidade,  o qual consiste em:  realizar provas anteriores.  

É natural que neste início de ano e de preparação para o vestibular a questão que passe na mente de todos seja o que pode ser feito de diferente neste ano em relação aos anos anteriores na busca de aumentar as chances de entrar na faculdade.

Realizar listas de exercícios quilométricas, ler os livros da lista de leitura obrigatória, e estudar através de diferentes livros e apostilas aumentam sim as chances de passar nos exames, no entanto, existe uma restrição enorme de tempo que impede os vestibulandos de estudar “tudo de tudo”, ou seja, todos os temas de todas as disciplinas. Isso torna necessária a eleição de prioridades de estudo.

E em termos da eleição de prioridades, talvez a estratégia mais bem sucedida seja encarar durante o treinamento aquilo que iremos encontrar nos exames, ou seja, as provas. Mas isso, apesar de ser o óbvio, normalmente acaba sendo esquecido.

Listas de exercícios e leitura de livros reproduzem o formato dos exames muito precariamente, pois são normalmente compostas por exercícios de vários vestibulares e por textos em formatos diferentes daqueles pequenos trechos cobrados no exame.

Ao invés de ler a biblioteca inteira para estar bem preparado para as provas, sugiro que faça o contrário, leia as provas e esteja preparado para procurar nos livros o que ainda não sabe.

Talvez o método mais eficaz de preparação seja aquele que as pessoas menos pratiquem: resolver as provas anteriores.

Os simulados são um ótimo treinamento, e é por esse motivo que a carga de simulados de cursinhos está usualmente relacionada com sua qualidade. No entanto, a falha dos simulados está em cobrir por blocos as matérias exigidas nas provas, acompanhando o ritmo das diversas matérias ministradas no cursinho, e não exigindo do vestibulando nenhuma matéria que ainda não tenha sido abordada.

Resolver provas anteriores é algo muito mais eficaz que os simulados nesse sentido, pois cobrem, naturalmente, a integralidade das matérias e além disso, consistem exatamente no formato de avaliação que será utilizado para colocar as pessoas na universidade.

Como começar? A resposta é: traçando metas. Ou seja, montando um calendário que inclua quantas provas anteriores e em qual período serão realizadas.

No meu caso, por exemplo, que sempre quis entrar na Universidade de São Paulo, tracei que durante meu ano de cursinho teria de fazer ao menos 10 provas de primeira fase dos vestibulares anteriores até o final de outubro. E foi o que fiz.

Onde você encontra as provas anteriores? Você as encontra no site da instituição que faz as provas da universidade pretendida. Gosto muito da USP pois as provas anteriores podem ser facilmente acessadas através do site da FUVEST (www.fuvest.br).

Outro item importante é: reproduza o tempo das provas enquanto as realiza. Ou seja, se a questão terá de ser resolvida em 3 minutos no vestibular de verdade, use esse tempo durante o treinamento, e não esteja contente até que consiga fazer o exame inteiro no tempo estipulado.

E quanto as respostas para as questões, é só procurar nos sites de grandes cursinhos, pois eles disponibilizam a resolução dos vestibulares anteriores gratuitamente.

Se não é a primeira vez que você está fazendo cursinho, e se você já tem todas as suas apostilas e livros com os exercícios respondidos, mude de enfoque: procure as provas anteriores e resolva-as. E se lembre de estipular metas e prazos, pois eles ajudam a verificar se está ocorrendo progressos durante o treino.

Talvez seja um saco utilizar esse método, e mais do que isso, talvez dê muito medo e ansiedade tocar nas provas anteriores. Mas tudo isso é normal, e o que mais motiva é que funciona!

Lucas Nóbrega

Acadêmico Faculdade de Medicina USP.

Sugestões: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com