Banner EstudarAqui.org

terça-feira, 9 de junho de 2009

Oitavo texto


Escolher uma faculdade


O Homem é do tamanho de seu sonho”

Fernando Pessoa



Sou de São Carlos, cidade natal de duas universidades: Universidade Federal de São Carlos e a nossa querida Universidade de São Paulo.

Desde sempre, para mim, fazer faculdade sempre foi sinônimo de escolher entre a USP ou a UFSCar.

Escolhi USP devido a estar entre as duzentas melhores faculdades do mundo segundo o The Times Higher Education Supplement e a sua incomparável infra-estrutura educacional: é a maior universidade do país.

Para mim, estudar na USP sempre foi um sonho óbvio, mas entendo que para muitas pessoas a escolha não seja tão óbvia assim.

O Brasil tem ótimas universidades e para quem não é tão tendencioso quanto eu para escolher a Universidade de São Paulo, a indecisão é bastante grande.

Na realidade, como o vestibular para as boas faculdades é um grande desafio a ser ultrapassado, “escolher uma faculdade” diz respeito principalmente a um sonho. E não se esqueça, “o Homem é do tamanho de seu sonho”!

Escolher uma faculdade representa um sonho pois mesmo que ele seja o de cursar uma universidade específica, você acabará prestando também vestibulares para outras instituições para aumentar o cenário de possibilidades de entrar em um curso superior.

Você terá a oportunidade de realmente “escolher” uma faculdade somente quando saírem as listas de chamada, com seu nome estampado nos jornais, comprovando que passou em mais de uma instituição.

Mas se somente após a listagem para matrícula há a possibilidade de escolha, por que é importante ter em mente a universidade pretendida?

A resposta é bastante simples: para se preparar para os exames vestibulares.

Saber em qual prova quer mais passar ajuda muito na hora de estudar, pois o tempo é limitado, e dar prioridade para o sonho é uma postura lógica.

Com relação às provas: os exames são bastante diferentes entre as instituições, ainda que a matéria seja a mesma, o que torna a preparação mais fácil caso haja escolha por uma determinada instituição.

O conselho que fica é buscar informação sobre as instituições através da internet e de visitas monitoradas, e a partir daí tomar a decisão sobre qual delas mais se encaixa em seus objetivos.

Para a USP em particular, as visitas são gratuitas e tem calendário no site “Universidade e as profissões” (http://www.usp.br/prc/uniprof/visitas2009/index.php). Foi através de uma dessas visitas que me apaixonei pela Pinheiros!

Uma vez tendo em mente a faculdade, o segundo passo é começar o treino, utilizando as provas anteriores daquela instituição como grande guia de estudos.

Não que você vá realizar exercícios apenas do vestibular que você mais quer prestar, mas o ideal é ter algum direcionamento para ter por onde começar e em que material se basear.

Espero que a sua escolha seja pela USP e, nesse caso, indico o site da FUVEST, que é muito organizado e disponibiliza diversas provas anteriores (http://www.fuvest.br/)

Rumo a universidade!

Lucas Nóbrega 

Sugestões: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com