Banner EstudarAqui.org

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nono texto

Organizando o estudo!


“Aja duas vezes, antes de pensar”

Chico Buarque


“Como começar o treino”? Essa é uma pergunta freqüente e por isso o “Quarto texto”(Abril), consultável através do histórico deste blog, aborda esse tema.

Mas na prática, como já dizia meu querido avô Octávio Nóbrega: “a maneira mais fácil de resolver as coisas é começando!”.

Então aja! Pegue uma folha de papel, um lápis, e comece seu planejamento de estudo.

Sugiro que faça seis colunas na folha de sulfite, coloque em cada uma o dia da semana, começando na Segunda-feira e terminando no Sábado, escrevendo o nome das matérias que tem na escola ou cursinho em cada dia correspondente.

Estará disposto assim um esquema da “semana mínima” do vestibulando, composto apenas pelas matérias ministradas em aula.

O que diferenciará os vestibulandos será os componentes que complementarão essa tabela, ou seja, o que fará além das diversas aulas e exercícios abordados em aula.

Você verá que há vários espaços em branco durante os períodos nos quais não tem aula, portanto, comece a completá-los tendo em vista as matérias que deverá estudar (“treinar”) nesses horários.

Complete todos os espaços utilizando bom senso: dando ênfase para as matérias que são mais fundamentais na carreira que pretende prestar.

Mas não se esqueça de que todas as matérias são importantes, e desprezar algumas em detrimento de outras é uma alternativa reservada apenas àqueles que prestam cursos menos concorridos.

Lembre-se de separar alguns momentos de descanso durante o dia. No entanto, tenha cuidado para não interpretar esses “alguns momentos” como duas ou três horas diárias de academia ou televisão.

Enquanto estava no cursinho, separei um dos dias da semana para esquecer o estudo e aproveitar para viver, isso mesmo, vestibulando também tem alguns momentos em que tem a chance de aproveitar a vida!

Particularmente escolhi o Domingo, e esse era o dia que separei para andar de bike, ficar com a família, jogar baralho com meu avô, e sair com a turma.

O resto da semana era sentado na cadeira, lápis e apostila na mão, resolvendo exercícios.

É um saco fazer e refazer as provas vestibulares? Sim, é um saco! Mas vale a pena! Não há nada mais legal do que poder escolher onde você quer estudar!

Vamos voltar à organização: tendo esse planejamento de sua semana em mãos, fica mais fácil manter a disciplina e, para isso, cole-o em um local bem visível, como a porta do seu armário e cumpra-o!

Eis a parte mais difícil, levar seu planejamento a sério! Mas se esforce para isso ao menos nas primeiras semanas, até que o seu ritmo de estudo já esteja forte e você não mais necessite dessa tabela para o disciplinar.

Caso tenha se proposto a estudar três, quatro ou mais horas após as aulas, corra atrás dessa meta até que esteja condicionado. Entretanto, lembre-se de que mais do que "horas de estudo", o que deve ser objetivado é qualidade de estudo.

Vejo essa programação de sua semana como uma boa forma de começo para quem quer entrar num ritmo de preparação diferenciado.

É como se fosse o andador que muitos bebês utilizam para aprender a andar: nem todos precisam dele para que comecem a andar, mas para aqueles que o utilizam, as coisas ficam mais fáceis e, quando não existe mais a necessidade de sua existência, nem ao menos se lembram que ele fez parte do processo de aprendizagem.

Utilize esse andador e, no final, você provavelmente verá que estará preparado para suportar uma verdadeira maratona!

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com


Autor em férias

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com