Minha mãe
Quando entramos em Medicina sentimos uma fascinação enorme por tudo, sendo que os exemplos que temos logo no começo do curso ficam fortemente gravados em nossa memória, afinal de contas, dedicamos muito esforço para entrar na USP, sendo que cada aula parece mágica.
Escrevi o texto a seguir quando estava no primeiro ano, após minha primeira aula de Prática Médica, uma das disciplinas do primeiro ano intitulada: "Introdução à medicina e suas especialidades".
Entrar no centro cirúrgico é magnífico, ainda mais quando é o da sua faculdade e o do maior hospital da América Latina!
O mais legal de tudo é ter a certeza de que todo esforço valeu a pena!
Grande abraço,
Lucas Nóbrega
Acadêmico Faculdade de Medicina USP
"Hoje tive minha primeira aula de prática médica! Foi no nono andar do ICHC, no centro cirúrgico, bloco 3, sala 29. Cheguei no vestiário, dei meu cartão do HC e peguei as roupas: foi a segunda vez que me vesti para uma cirurgia no HC e a primeira sem nenhuma orientação. Foi muito legal, um sentimento de independência muito bom, pois o que parece bastante simples para quem já está na rotina apresenta-se como um ritual complexo para quem é leigo.
A cirurgia foi uma retirada das glândulas paratireóides, seguida de reimplante de 30 fragmentos de 1mm. no antebraço do paciente. Acompanhei o Hugo, R3 que liderou a cirurgia, a Ana, R2 que atuou como assistente e o Júlio, R1 que instrumentou. Havia ainda a Cris, enfermeira, o Marcos, anestesista e o João, veterano do segundo ano que já cursou odontologia.
A retirada foi tranqüila, seguida do reimplante, ao qual assisti apenas parcialmente pois tinha de ir à tutoria, com o professor Mutarelli, que infelizmente estava ausente, devido ao Congresso brasileiro de neurologia.
O professor Marcus Taveres entrou duas vezes na sala cirúrgica para conferir procedimentos e dar orientações, como sempre, foi bastante atencioso com o pessoal.
Toda a equipe, principalmente a dos residentes, é muito paciente, e me expluicou os procedimentos de lavagens de mãos até as intervenções e equipamentos que iam utilizando. O destaque foi o Júlio, que me explicava os nomes dos instrumentos e a aplicação.
Ganhei o dia, logo de manhã! "
São Carlos, 28 de Dezembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas e sugestões:
(obs.:caso prefira, envie e-mail para realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com)