Banner EstudarAqui.org

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nono texto

Organizando o estudo!


“Aja duas vezes, antes de pensar”

Chico Buarque


“Como começar o treino”? Essa é uma pergunta freqüente e por isso o “Quarto texto”(Abril), consultável através do histórico deste blog, aborda esse tema.

Mas na prática, como já dizia meu querido avô Octávio Nóbrega: “a maneira mais fácil de resolver as coisas é começando!”.

Então aja! Pegue uma folha de papel, um lápis, e comece seu planejamento de estudo.

Sugiro que faça seis colunas na folha de sulfite, coloque em cada uma o dia da semana, começando na Segunda-feira e terminando no Sábado, escrevendo o nome das matérias que tem na escola ou cursinho em cada dia correspondente.

Estará disposto assim um esquema da “semana mínima” do vestibulando, composto apenas pelas matérias ministradas em aula.

O que diferenciará os vestibulandos será os componentes que complementarão essa tabela, ou seja, o que fará além das diversas aulas e exercícios abordados em aula.

Você verá que há vários espaços em branco durante os períodos nos quais não tem aula, portanto, comece a completá-los tendo em vista as matérias que deverá estudar (“treinar”) nesses horários.

Complete todos os espaços utilizando bom senso: dando ênfase para as matérias que são mais fundamentais na carreira que pretende prestar.

Mas não se esqueça de que todas as matérias são importantes, e desprezar algumas em detrimento de outras é uma alternativa reservada apenas àqueles que prestam cursos menos concorridos.

Lembre-se de separar alguns momentos de descanso durante o dia. No entanto, tenha cuidado para não interpretar esses “alguns momentos” como duas ou três horas diárias de academia ou televisão.

Enquanto estava no cursinho, separei um dos dias da semana para esquecer o estudo e aproveitar para viver, isso mesmo, vestibulando também tem alguns momentos em que tem a chance de aproveitar a vida!

Particularmente escolhi o Domingo, e esse era o dia que separei para andar de bike, ficar com a família, jogar baralho com meu avô, e sair com a turma.

O resto da semana era sentado na cadeira, lápis e apostila na mão, resolvendo exercícios.

É um saco fazer e refazer as provas vestibulares? Sim, é um saco! Mas vale a pena! Não há nada mais legal do que poder escolher onde você quer estudar!

Vamos voltar à organização: tendo esse planejamento de sua semana em mãos, fica mais fácil manter a disciplina e, para isso, cole-o em um local bem visível, como a porta do seu armário e cumpra-o!

Eis a parte mais difícil, levar seu planejamento a sério! Mas se esforce para isso ao menos nas primeiras semanas, até que o seu ritmo de estudo já esteja forte e você não mais necessite dessa tabela para o disciplinar.

Caso tenha se proposto a estudar três, quatro ou mais horas após as aulas, corra atrás dessa meta até que esteja condicionado. Entretanto, lembre-se de que mais do que "horas de estudo", o que deve ser objetivado é qualidade de estudo.

Vejo essa programação de sua semana como uma boa forma de começo para quem quer entrar num ritmo de preparação diferenciado.

É como se fosse o andador que muitos bebês utilizam para aprender a andar: nem todos precisam dele para que comecem a andar, mas para aqueles que o utilizam, as coisas ficam mais fáceis e, quando não existe mais a necessidade de sua existência, nem ao menos se lembram que ele fez parte do processo de aprendizagem.

Utilize esse andador e, no final, você provavelmente verá que estará preparado para suportar uma verdadeira maratona!

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com


Autor em férias

terça-feira, 9 de junho de 2009

Oitavo texto


Escolher uma faculdade


O Homem é do tamanho de seu sonho”

Fernando Pessoa



Sou de São Carlos, cidade natal de duas universidades: Universidade Federal de São Carlos e a nossa querida Universidade de São Paulo.

Desde sempre, para mim, fazer faculdade sempre foi sinônimo de escolher entre a USP ou a UFSCar.

Escolhi USP devido a estar entre as duzentas melhores faculdades do mundo segundo o The Times Higher Education Supplement e a sua incomparável infra-estrutura educacional: é a maior universidade do país.

Para mim, estudar na USP sempre foi um sonho óbvio, mas entendo que para muitas pessoas a escolha não seja tão óbvia assim.

O Brasil tem ótimas universidades e para quem não é tão tendencioso quanto eu para escolher a Universidade de São Paulo, a indecisão é bastante grande.

Na realidade, como o vestibular para as boas faculdades é um grande desafio a ser ultrapassado, “escolher uma faculdade” diz respeito principalmente a um sonho. E não se esqueça, “o Homem é do tamanho de seu sonho”!

Escolher uma faculdade representa um sonho pois mesmo que ele seja o de cursar uma universidade específica, você acabará prestando também vestibulares para outras instituições para aumentar o cenário de possibilidades de entrar em um curso superior.

Você terá a oportunidade de realmente “escolher” uma faculdade somente quando saírem as listas de chamada, com seu nome estampado nos jornais, comprovando que passou em mais de uma instituição.

Mas se somente após a listagem para matrícula há a possibilidade de escolha, por que é importante ter em mente a universidade pretendida?

A resposta é bastante simples: para se preparar para os exames vestibulares.

Saber em qual prova quer mais passar ajuda muito na hora de estudar, pois o tempo é limitado, e dar prioridade para o sonho é uma postura lógica.

Com relação às provas: os exames são bastante diferentes entre as instituições, ainda que a matéria seja a mesma, o que torna a preparação mais fácil caso haja escolha por uma determinada instituição.

O conselho que fica é buscar informação sobre as instituições através da internet e de visitas monitoradas, e a partir daí tomar a decisão sobre qual delas mais se encaixa em seus objetivos.

Para a USP em particular, as visitas são gratuitas e tem calendário no site “Universidade e as profissões” (http://www.usp.br/prc/uniprof/visitas2009/index.php). Foi através de uma dessas visitas que me apaixonei pela Pinheiros!

Uma vez tendo em mente a faculdade, o segundo passo é começar o treino, utilizando as provas anteriores daquela instituição como grande guia de estudos.

Não que você vá realizar exercícios apenas do vestibular que você mais quer prestar, mas o ideal é ter algum direcionamento para ter por onde começar e em que material se basear.

Espero que a sua escolha seja pela USP e, nesse caso, indico o site da FUVEST, que é muito organizado e disponibiliza diversas provas anteriores (http://www.fuvest.br/)

Rumo a universidade!

Lucas Nóbrega 

Sugestões: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com

Realizando um sonho medicina USP

“Realizando um sonho: MEDICINA USP” é um Blog escrito por ex-vestibulandos que entraram nos mais concorridos vestibulares de medicina do país e escolheram a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os textos são voluntariamente escritos objetivando motivá-lo a entrar na maior universidade do Brasil: nossa querida Universidade de São Paulo."

Lucas Nóbrega

E-mail: realizandoumsonhomedicinausp@gmail.com